Publicado originalmente em 27/05/2012
O CHÁ DAS CINCO EM SÃO PAULO - Até o final dos anos 40 e mesmo no inicio dos 50 São Paulo ainda tinha salões de chá da tarde, no estilo inglês. O mais fino era o da Confeitaria Vienense, na Rua Barão de Itapetininga, com decoração belle epoque e musica ao vivo de violinos. Uns150 metros antes havia o chá do Mappin, a famosa loja de departamentos de origem britanica, em São Paulo desde o inicio do século como Mappin & Webb. Outra com chá era a Galaeria Paulista de Modas, na Rua Direita, antiga Casa Alemã de antes da guerra. Mais classe media era a Clipper, em Santa Cecilia.
A tradição inglesa de chá da tarde em grandes lojas de deprtamentos já era bem antiga. A loja Harrods londrina, tinha um lindo salão de chá com vitrais no teto no ultimo andar da famosa loja . outras department stores de Londres tambem tinham salões de chá mas a Harrods era a mais famosa pela beleza do salão e pela qualidade da frequencia, era e é a loja aonde a Rainha compra suas roupas de baixo, escovas, lenços e luvas.
O habito inglês em São Paulo era realmente uma delicia. No Mappin tambem se celebravam aniversarios de crianças no chá da tarde, as mulheres muito bem vestidas, algumas ainda com luvas. Acompanhava o chá biscoitos, bolos, podia-se pedir sanduiches e tortinhas.