Quantcast
Channel: Brasilianas.Org - História, Brasileira
Viewing all articles
Browse latest Browse all 30

O dia em que Ayres Britto defendeu o AI-5

$
0
0
Autor: 
Luis Nassif

Ouço agora o discurso do procurador da República Marlon Alberto Weichert, no lançamento do Brasil Nunca Mais Digital.

É um discurso histórico, no qual Marlon faz um balanço da resistência ao arbítrio, chama todos os setores da sociedade para uma autocrítica e mostra a covardia institucional brasileira, de não acompanhar as decisões da Corte Internacional contra torturadores.

Por que não fomos capazes de resistir à ascensão do autoritarismo? Por que ficamos inertes ao avanço da tortura? Por que o Poder Judiciário e o Ministério Público não foram capazes de defender a Constituição?

Diz ele: "O primeiro passo para a ladeira escorregadia na qual o país caiu foi não reconhecer a Constituição. Independenrtemente de ideologias, tinha que se impedir que se rasgasse a constituição definida por Assembleia Constituinte. Quando se permitiu isso, o país foi ladeira abaixo e os brasileiros não conseguiram escapar da prática da tortura e dos atropelos dos direitos humanos".

Em seu discurso relembrou o trabalho de advogados que defenderam presos políticos, não por honorários, mas correndo riscos em nome da dignidade da profissão.

leia mais


Viewing all articles
Browse latest Browse all 30